segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

5 Regras simples para uma Casa Saudável

“As Cinco Regras”, descreve cinco regras fáceis, simples de entender, que todos devem seguir em uma Casa Saudável:







Regra 1: Priorize os alimentos saudáveis e nutritivos

A alimentação em uma Casa Saudável dá ênfase aos alimentos saudáveis e nutritivos. A maioria desses alimentos é rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes e de baixas calorias. Eles são servidos em todos os lanches e refeições, pois promovem o peso saudável e o bem-estar de todos.
Para colocar esta regra em prática:
• Opte por grãos integrais sempre que possível.
• Dê preferência a água, bebidas não calóricas e leite semidesnatado ou desnatado.
• Inclua muitas frutas e legumes na alimentação diária.
• Consuma pequenas quantidades de óleos saudáveis
• Preste atenção na gordura e no açúcar que podem estar “escondidos” nos alimentos comprados prontos.
• Sempre tome café da manhã.
• Estabeleça horários fixos para os lanches e refeições sempre que possível.
• Faça refeições em família sempre que possível.
Regra 2: Inclua Guloseimas no dia a dia
Guloseimas são alimentos cheios de calorias, com baixo valor nutricional, tidos como grandes fontes de prazer. Exemplos de guloseima são: refrigerantes, a maioria das sobremesas, balas e alimentos industrializados. As guloseimas são parte importante das nossas vidas. Comer uma ou duas diariamente, em porções razoáveis, é prazeroso, reduz a sensação de privação e apóia padrões de alimentação realistas e sustentáveis. Lembrar que o consumo deve ser feito em porções razoáveis é muito importante, porque, da mesma forma que o nosso peso aumentou nos últimos 30 anos, o tamanho das porções que consumimos também cresceu.
Regra 3: Procure limitar o tempo de uso da TV e do computador a duas horas (ou menos) por dia
Computadores, DVDs, videogames e TV ocupam muito tempo na vida das crianças modernas. Estima-se que mais de 25% das que estão em idade pré-escolar assistam a pelo menos quatro horas de televisão diariamente. O aumento desse número de horas está relacionado ao ganho de peso. O tempo de exposição à TV e aos computadores afeta o peso porque sentar em frente à tela queima muito menos calorias do que brincar no quintal.
A fim de prevenir o sobrepeso, os pediatras aconselham limitar o tempo de uso da TV e do computador a duas horas, no máximo, por dia, para crianças maiores de dois anos. Para aquelas com menos de dois anos, a recomendação é de que não tenham acesso a esses aparelhos.
Regra 4: Pratique pelo menos uma hora de exercícios diariamente
Os especialistas recomendam a prática de uma hora de atividades físicas por dia a todas as crianças e aos adultos que queiram manter o emagrecimento. Eles concordam que o nível médio atual de atividades físicas não é suficiente para prevenir o ganho excessivo de peso nem para levar ao emagrecimento das crianças: a maioria faz meia hora de exercícios por dia — a metade do que deveria.
Os horários de exercício podem substituir o sedentarismo e ser uma diversão para a família inteira. Para isso, as atividades preferidas pelas crianças devem ser levadas em consideração.
Regra 5: As regras se aplicam a todos os que moram na casa
O estilo de vida saudável não é só para os membros da família que têm problemas de peso. As regras funcionarão melhor se todos as seguirem. Todos os familiares, com o peso saudável ou não, têm a ganhar com o que elas propõem. Os que têm histórico de excesso de peso se beneficiam ainda mais.