quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Contra a ansiedade e o estresse, respire






É possível controlar esses sentimentos de uma maneira fácil e natural, aprendendo a respirar direito

“Há, definitivamente, um poder divino que está trabalhando para dar um sentido ao mundo, independentemente da sua religião, nacionalidade, classe social, cor, status social”, afirma. Swami ensina a Sudarshan Kriya, técnica de respiração que, segundo ele, reduz os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no sangue, melhora o sistema imunológico, aumenta a concentração, a sensação de bem-estar, controla a ansiedade, restabelece o sono e ajuda a combater a depressão. Como isso é possível?

"Todo o nosso corpo tem um ritmo. Você come a uma certa hora, sente sono e a uma certa hora... respirar também tem seu ritmo. Se ele estiver desequilibrado, é aí que ficamos doentes, depressivos. Quando fazemos essa respiração, retomamos o ritmo normal do corpo e voltamos ao equilíbrio", ensina.

Parece difícil, mas o guru indiano atesta que é possível, e em apenas 20 horas. “É uma combinação: você aprende ioga e a meditação acontece, a respiração melhora. As pessoas tendem a achar que a ioga é uma coisa chata, que você se sente, fecha os olhos, por horas, mas não é. Você só precisa de algumas habilidades, afinal, segurar uma guitarra não faz de você um guitarrista”, diz.

Em seu último livro antes de morrer, chamado “Respiração, angústia e renascimento” (Editora Ágora) o psiquiatra José Ângelo Gaiarsa diz que a prática inadequada da respiração é responsável também por muitos problemas emocionais.
“Se respiramos mal, alimentamos apenas os centros mais primitivos do cérebro. Ficamos reféns do medo e da agressividade e das emoções negativas, como inveja, medo, competição”, escreveu.
A seguir, confira dois exercícios que podem ajudar a lidar melhor com o cotidiano.
- Segure completamente a respiração e aguarde com atenção a vontade ou a necessidade crescente de respirar. Aguente até o limite do tolerável e então solte a respiração. Imaginamos que, nessas condições, ao soltar a respiração a faremos muito ampla, mas isso não é verdade.
- Tape a narina direita com o polegar, coloque o indicador entre os olhos, e inspire profundamente. Em seguida, tape a narina esquerda, expire. Inspire novamente pela narina esquerda, feche-a e expire pela direita. Repita calmamente esse exercício por cinco minutos, pelo menos duas vezes ao dia.