quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Viva mais feliz




Vida de mulher não é fácil. Então não adianta reclamar. Reclamar estressa mais ainda. A psicóloga Eliane Silva alerta: "O estresse propicia a diminuição do nível de concentração, aumenta a ansiedade e a irritabilidade". Pois é, e quem acaba pagando o pato é sua saúde. Está se sentido esgotada? Então, o primeiro passo é "puxar o freio de mão", respirar fundo e relaxar. O jeito é achar pequenas e simples soluções para descarregar a tensão do dia a dia. Listamos oito atitudes para você experimentar e incluir na sua rotina, e assim viver mais feliz!

Já pensou em parar?

Sim, largar tudo por alguns minutos e fazer uma listinha das coisas que lhe incomodam? Pelo meio da escrita é possível pontuar os fatores estressantes e, em seguida, buscar alternativas para resolvê-los.

Como anda seu tempo?

Não consegue fazer tudo que precisa em 24h e isso te deixa enlouquecida? Faça uma análise séria sobre sua rotina, veja o que realmente é responsabilidade sua, o que pode ser delegado aos familiares, por exemplo. Reserve um tempo do dia só para você, nem que sejam 20 minutinhos.

Respire!
Expirar e inspirar são fundamentais. A respiração serena e correta ajuda, inclusive, no autocontrole durante picos de estresse - quando ficamos ofegantes. Inspire calmamente, sinta os músculos abdominais dilatarem, perceba seu corpo. Quando encher os pulmões, segure por uns cinco segundos a respiração e somente depois solte o ar. Faça uma seqüência desses movimentos. Seu nível de ansiedade diminuirá.
Engarrafamento e buzinas
É fundamental fazer tudo de carro? Deixe a preguiça de lado e aproveite para andar a pé. Além de ser ecológico, você pode pegar um pouco de sol, que aumenta a resistência às doenças infecciosas, melhora o humor, ajuda na regeneração e na reconstrução das células. Só não esqueça do protetor solar.
Movimente-se!

A prática de atividade física de forma regular ajuda a diminuir os efeitos nocivos do estresse. Ao se exercitar, você libera tensões e excesso de adrenalina. Uma aula de kick boxe, por exemplo, melhora seu condicionamento físico e ainda estimula a concentração. Isso sem falar do gasto de energia acumulada.
“Durante a atividade física, o organismo libera sustâncias que causam sensação de prazer. Quem pratica exercícios de forma regular dorme melhor, fica com mais pique para o trabalho, eleva a autoestima e desestressa. É um momento exclusivo de cuidado com seu corpo”
Para quem não gosta do ambiente das academias, uma opção é fazer caminhadas em praças públicas, na praia ou em ruas arborizadas. A professora de educação física e fisioterapeuta Mariana Faes, da academia Gym Center, no Rio, recomenda caminhadas três vezes por semana de 20 a 30 minutinhos, mas alerta sobre a importância de um bom calçado e da hidratação. "Durante a atividade física, o organismo libera sustâncias que causam sensação de prazer. Quem pratica exercícios de forma regular dorme melhor, fica com mais pique para o trabalho, eleva a autoestima e desestressa. É um momento exclusivo de cuidado com seu corpo ", afirma a professora.
Massagem
Uma massagem rapidinha durante o almoço pode ajudar a relaxar. Hoje, até mesmo nos shoppings existem várias opções de quick massagem. Elas são alternativas rápidas, práticaas e baratas que proporcionam alívio do estresse gerando motivação para o resto do dia.
Cuide-se
Comprometa-se com sua saúde. Tire sempre uns minutinhos do seu dia para você. Para quem curte plantas, ervas e temperos, montar uma hortinha em casa é uma boa pedida para o corpo, a mente e o sabor dos pratos. Aquele cantinho será só seu, os cuidados com a horta podem se transformar em um terapia ocupacional.
Seja positiva
Sim. Sem alto astral tudo fica muito, mas muito mais difícil!