domingo, 25 de dezembro de 2011

Umbigo de banana




Se uma pessoa se perder no meio do mato e encontrar um pé de banana, pode ficar tranqüila. Logo irá encontrar alguém. Quase sempre há um povoado ao redor de bananeiras. Geralmente, na roça, quando uma moradia é construída, a banana é a primeira fruta a ser plantada. Afinal, junto com o coco, é o símbolo do clima tropical e tem facilidade em se adaptar ao solo brasileiro. Porém, o que muitos não sabem é que além da banana, pode-se comer o seu “umbigo”.

“Do cacho da banana sai um pendão. No final deste, há um cone roxo. Seu miolo é comestível e é conhecido pelos pobres como umbigo de banana. Já os ricos, gente chique, costumam chamá-lo de coração de bananeira".

Umbigo de banana com carne moída


Ingredientes
4 umbigos de banana médios
500 g de carne de vaca moída
2 cebolas
1 colher de corante
4 tomates
2 pimentões
sal e alho a gosto
cebolinha a gosto

Modo de preparo
Descascar o umbigo de banana até aparecer o miolo branco. Pique o miolo na água com vinagre (faça pedaços bem pequenos). Ferva o umbigo e escorra cinco vezes. Tempere a carne moída, coloque a cebola e deixe refogar. Em seguida, acrescente o tomate, o pimentão e o corante. Por último, acrescente o umbigo. Deixe cozinhar mais dois minutos e está pronto. Ponha a cebolinha e sirva acompanhado de angu à mineira e arroz branco.