RECICLAGEM
A reciclagem é umas das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente. Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos, como a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo.
PET
Politereftalato de etileno, ou PET, é um polímero termoplástico, desenvolvido por dois químicos britânicos Whinfield e Dickson em 1941, formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol, originando um polímero, termoplástico. Utiliza-se principalmente na forma de fibras para tecelagem e de embalagens para bebidas.
Possui propriedades termoplásticas, isto é, pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando aquecidos a temperaturas adequadas, esses plásticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldado.
Leia mais: http://www.revistaartesanato.com.br/reciclagem/como-reciclar-garrafas-pet-otimas-ideias/08#ixzz1C7naqeuF
Quais as vantagens da Reciclagem das Garrafas PET?
• Redução do volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos. O PET acaba por prejudicar a decomposição pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando circularem gases e líquidos.
• Economia de petróleo pois o plástico é um derivado.
• Economia de energia na produção de novo plástico
• Redução dos preços para produtos que têm como base materiais reciclados.
• No caso do PET de 2 litros, a relação entre o peso da garrafa (cerca de 54g) e o conteúdo é uma das mais favoráveis entre os descartáveis. Por esse motivo torna-se rentável sua reciclagem.
• O material não pode ser transformado em adubo. Plástico e derivados não podem ser usados como adubo, pois não há bactéria na natureza capaz de degradar rapidamente o plástico.
• É altamente combustível, com valor de cerca de 20 Megajoules/quilo , e libera gases residuais como monóxido e dióxido de carbono, acetaldeído, benzoato de vinila e ácido benzóico. Esses gases podem ser usados na indústria química.
• É muito difícil a sua degradação em aterros sanitários.
leia mais :http://meumundosustentavel.com/eco-glossario/reciclagem-de-garrafas-pet/
Porta lapis

Encontrei esse passo a passo muito legal que pode ser feito para os alunos na escola. Eles vão adorar a idéia de reciclar garrafas PET e ter um prático porta-lápis.
Materiais: 3 garrafas pet (verde) de 2l; 2 garrafas de pet (branca) de 2l ;régua; pincel atômico azul; tesoura; barra redonda para perfuração com 2,5 cm de diâmetro e chapa de metal com espessura de 1 cm, de 17 x 17 cm.
Execução:
1 – Retire os rótulos de todas as garrafas. Em uma das garrafas verdes, marque, com a régua, 10 cm de comprimento a partir do gargalo. Marque também o fundo, acima da marca da parte inferior. Recorte-os;
2 – No fundo recortado da garrafa, use a técnica One Deck para fazer o acabamento parcial.
3 – Faça o acabamento total do bico e marque-o, com o pincel atômico, dividindo-o em quatro partes. Esquente a barra e faça um furo no centro de cada linha marcada. Se preferir, faça os furos com a tesoura;

4 – Recorte os gargalos das garrafas restantes. Aqueça a chapa e utilize a técnica One Deck para dar acabamento;
5 – Para montar o porta-lápis, primeiro coloque os gargalos no bico pela parte de baixo e os lacres pela parte de cima;
6 – Encaixe o bico no fundo para compor a peça.

Reciclagem de garrafa pet – porta jóias
A procura por trabalhos de reciclagem aumentam, seja para confeccionar objetos para presentear, para decorar a casa. Achei linda essa criação, em garrafa pet: um pote porta jóias ou porta-treco.
Para executar é realmente fácil.
1º – pegue duas garrafas vazias de coca-cola, lave bem e corte com tesoura separando os fundos.
2º – observe que para a tampa a altura deverá ser menor do que a base, portanto as medidas de cada fundo de garrafa são diferentes, a altura depende do gosto individual de cada pessoa. Se quiser endurecer a borda da peça, esfregue numa frigideira, aquecida, levemente e em movimentos circulares, que o plástico endurece instataneamente.
3º – pinte todo o conjunto, pelo lado de fora, com verniz vitral (laranja…amarelo….) e jogue purpurina ouro na peça molhada, ou seja, imediatamente após a pintura por que este tipo de verniz seca muito rápido.
4º – para terminar cole um botão na tampa (cola quente), que dará um efeito de puxador.
Fonte: http://www.betharte.com/2010/11/20/reciclagem-de-garrafa-pet-porta-joias-recycling-plastic-bottles/
Porta-moedas (com zíper):
Para fazer o porta-moeda você vai precisar de:
2 fundos de garrafas pet do mesmo tamanho, cortados da altura que você preferir
1 ziper que tenha o tamanho da borda da garrafa, para unir as duas partes
linha de nylon para costurar
tesoura

Você poderá costurar na máquina ou pedir para um sapateiro costurar o ziper na PET.
Reciclagem:Palhacinho de tampinha de garrafa pet
Se for tentar fazer em casa, tenha cuidado e costure primeiro o ziper aberto em uma das partes da garrafa.
Prontinho seu porta níquel ecológico.
Referência: Instructables
O palhacinho acima foi feito de diversos tipos de tampinhas de garrafas: pet, amaciante, detergente e suco, que são presas por arame a anéis de lata de refrigerante, que arrematam os bracinhos formando as mãozinhas. São produtos que consumimos frequentemente e que produzem uma quantidade escandalosa de plástico e alumínio descartada no ambiente.
O “lixo” , ao ser transformado em brinquedo, pode ser sinônimo de alegria, de solidariedade, de cuidado com o ambiente, principalmente se pensarmos nas crianças que herdarão este mundo.
Fonte: http://drang.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário